sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Around the World - Coco Chanel, tendências e a Ásia

Meu nome é Giovanna Barbieri. Cheguei na China em 2009. Depois de 3 anos de já formada em negócios da moda e trabalhando com o universo frenético da televisão na produção do programa GNT Fashion, achei que já estava na hora de levantar asas e ir atrás de novas descobertas e desafios, indo na contramão e fugindo do fluxo. Ao invés de ir para as capitais da moda, resolvi vir para Xangai na China, determinada a ampliar os horizontes, entender o que esse país tem de tão fascinante, cativante e assustador ao mesmo tempo.

Fazer um MBA fora do Brasil, foi o start da partida. E buscar o que a tão famosa expressão "O Negócio da China" queria realmente dizer, foi a continuidade da jogada.

A curiosidade das empresas para que já trabalhei, me acompanharam até aqui, e hoje sou colaboradora da maioria delas. Para a Santista/Tavex, do grupo Camargo Côrrea, dou consultoria ao Bureau de Moda. Faço pesquisas de tendências, fotos mensais de street style e pesquisas virtuais para a revista semestral. Para a marca Le Lis Blanc, sou correspondente internacional do blog. São dicas de bons achados, viagens, restaurantes e outros assuntos que estão em alta pela Asia.

"Cool Hunter" é o cargo que a editora e jornalista de moda, Lilian Pacce, me deu em seu site. Vindo para a China, tive que largar a produção do programa apresentado por ela, mas continuo mandando notas frequentes e escrevendo matérias para o portal que leva o seu nome.

Para a Vogue Brasil, faço a cobertura de eventos de moda, entrevistas e notas sobre outros assuntos específicos do novo site da revista, que segue um ritmo acelerado para se manter atualizado e por dentro de tudo que acontece na blogsfera.

Já as minhas descobertas, garimpos e novas experiências, são relatadas em primeira pessoa no meu blogsite: o www.tofunachina.com.

Hoje, estréia a minha nova coluna "Around the World" no blog da Daad!

E esse, é só o começo de uma grande jornada…



Mademoisele está em alta! Na verdade, ela nunca saiu de moda, mas nesta estação, Coco Chanel deve aparecer bastante, não só nas roupas clássicas, mas também na atitude, no estilo e em pequenos detalhes de um look. Na China, ela já é fortíssima. É uma das marcas de luxo que mais vende por aqui, só ficando atrás da Louis Vuitton, paixão asiática unanime.



Edição especial da Vogue China de fevereiro fotografada por Patrick Demarchelier

Neste mês, aterrisou em Xangai a exposição “Chanel Couture” que conta a história da marca, sem seguir uma linha do tempo, mas sim as fases da maison, os passos de sua criadora até chegar nas mãos de Karl Lagerfeld, que comanda a marca e seu estilo atualmente. Falando nele, uma exposição de fotos tiradas pelo próprio também está em cartaz na cidade.



No país vizinho, o bairro de Harajuku no Japão é conhecido por ter a maior concentração de jovens trendy do mundo e voilá, referências do universo de Coco estão por todos os lados, indo muito além das bolsinhas de metalassê e alça de corrente.



O Masculino/ Feminino está em alta, aproveite para atacar o armmário do namorado, irmão, pai...

Meninas com looks masculinos, sapatos oxford, camisas de golas, cardigans, boinas, calças pegleg, brincadeiras com o logo e muito tweed são figurinhas fáceis no lugares mais cool do momento. Esse último, conhecido por compor os casaquinhos e tailleurs, são os campeões de cópias nos taylor markets de Pequim a Bangkok.



E as pérolas, marca registrada da estilista, nunca tiveram tanta variedade de tamanho, cores e tipos. Dizem os vendedores que antes eram só as senhoras que gostavam, hoje as jovens compram de monte e criam suas próprias peças.

De Paris para o mundo, Gabrielle Coco Chanel inovou na sua época. Nos dias de hoje, os jovens criam e recriam seus estilos, detectam tendências e são eles que dão as cartas do que se vai usar na próxima estação. Meninas, podem fazer as suas apostas, buscar referências e soltar a imaginação. Essa é mais uma temporada para arrasar!

Giovanna Barbieri for Bisou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BISOUZETES

BISOU